Faça o Rotary Brilhar

Presidente de RI 2016-2017 - John Germ
Governador do Distrito 4680 de RI 2016-2017- Pedro Bruno Regner e Dirce
Presidente do Rotary Club de Pelotas Princesa do Sul 2016-2017 - Maria Helena Nedel

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Um ano sem Pólio na Índia


Na última sexta-feira, dia 13 de janeiro, os parceiros mundiais que trabalham incessantemente na campanha pela erradicação mundial da Poliomielite comemoraram junto com a Índia a passagem do primeiro aniversário de um ano sem um único caso novo de Pólio na Índia, a primeira vez na história em que o país asiático conseguiu ficar 365 dias sem o registro de quaisquer novos casos dessa terrível doença.
Esse feito extraordinário foi fruto do trabalho do governo central e dos governos locais da Índia, aliados à enérgica dedicação de milhões de vacinadores, de rotarianos e de outras lideranças comunitárias mobilizados com líderes religiosos indianos e várias celebridades de Bollywood, a indústria do cinema da Índia. Nas próximas semanas, caso não se confirme nenhum caso ainda sendo investigado em laboratórios, a Índia poderá ser oficialmente considerada um país onde não ocorre mais a transmissão endêmica do poliovírus “selvagem” (wild poliovirus ou WPV). Deste modo, pela primeira vez na história, o número dos países endêmicos para a Poliomielite cairá de quatro para três. Caso essa grande notícia se confirme, só restará transmissão endêmica da Pólio no Paquistão, no Afeganistão e na Nigéria.
A Índia já foi considerada o epicentro mundial da Poliomielite. Ainda no ano de 2009, o número de casos de Pólio na Índia chegava a 741, mais do que o total de casos nos três outros países endêmicos somados. Agora, graças a esforços extraordinários para que as vacinas chegassem até o maior número possível de crianças, a Índia não teve novo caso relatado desde que uma menina de dois anos de idade na comunidade de Howrah, perto de Kolkata, no estado de West Bengal teve paralisia infantil confirmada no dia 13 de janeiro de 2011. Para se manter longe da poliomielite e garantir um alto índice de imunização, a Índia ainda precisa de muito trabalho que garanta seus esforços de imunização rotineira e de detecção e resposta rápidas a casos eventuais de importação da doença até que a erradicação da Pólio seja atingida no mundo todo.
A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (Global Polio Eradication Initiative) <http://www.polioeradication.org/> é uma parceria público-privada conduzida pelos diversos governos nacionais e liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Rotary International <http://www.rotary.org/en/EndPolio/Pages/ridefault.aspx>, os Centros Norte-Americanos para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) cujo objetivo central é a erradicação mundial da pólio. Em 1985, quando o Rotary International <http://www.rotary.org/pt/serviceandfellowship/polio/pages/ridefault.aspx> engajou-se pela primeira vez na luta contra a Poliomielite, havia 350 mil casos de paralisia infantil em mais de 125 países. Quando a Iniciativa Global foi lançada em 1988, havia 125 países endêmicos no mundo. Desde então, o número de casos registrados caiu em mais de 99%. Há cerca de 20 anos, 1000 crianças por dia ainda se tornavam vítimas da paralisia infantil. É preciso que lembremos que a existência da Pólio em qualquer lugar do mundo representa um risco de transmissão que ainda pode chegar a qualquer criança em qualquer lugar, uma vez que a Poliomielite seguirá viajando pelo mundo enquanto não for erradicada para sempre. Um parceiro de força que se uniu de maneira exemplar ao trabalho da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio e da Fundação Rotária de Rotary International foi a fundação Bill & Melinda Gates Foundation <http://www.gatesfoundation.org/polio/Pages/default.aspx>.
A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio estima que pelo menos sete milhões (7.000.000) de crianças que caminham hoje só não desenvolveram a paralisia infantil graças aos esforços mundiais pela erradicação da doença, que também garantiram que a maioria das crianças da Terra hoje vivam em regiões que são consideradas livres da Pólio. Do mesmo modo, estima-se que a erradicação representará uma economia global de 40 a 50 bilhões de dólares.
Falta pouco. Em breve, todas as crianças poderão viver num mundo livre da paralisia infantil.

Se você gostaria de participar desse esforço histórico mundial, procure um Rotary Club próximo de você ou visite:


No link abaixo, o atual Presidente de Rotary International, o indiano Kalyan Banerjee, do Rotary Club de Vapi, em Gujarat, Índia, comemora o primeiro ano sem Pólio na Índia:

Colaboração e texto do Companheiro José Carlos Volcato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!