Faça o Rotary Brilhar

Presidente de RI 2016-2017 - John Germ
Governador do Distrito 4680 de RI 2016-2017- Pedro Bruno Regner e Dirce
Presidente do Rotary Club de Pelotas Princesa do Sul 2016-2017 - Maria Helena Nedel

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

História dos Seminários de Ética

O objetivo do Rotary contempla a ética, motivo pelo qual  o Rotary Club Pelotas Princesa do Sul,  desde o ano de 2002,  vem realizando Seminários de Ética visando uma maior discussão do tema, como parte de um esforço para construção de uma Ética Universal num mundo tão necessitado de atitudes comprometidas com os outros, já que uma pessoa consciente de sua responsabilidades  e por seu agir ético,  tornará   melhor a comunidade em que vive.
                  O objetivo de Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:
1º o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;         
2º o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional;
3º  a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
4º a aproximação de profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.        
           A dignidade da pessoa humana é a tônica do fabuloso ideal de Rotary, que une sob o mesmo propósito, cidadãos de 215 países, todos sentindo e agindo sob a mesma inspiração e com os olhos no mesmo alvo: a paz entre os povos de todas as nações.
           O instrumento de Rotary é o homem, que é também seu objetivo final e a ética trata da convivência humana.
           Rotary é interesse social, é ação comunitária, é assistência, apoio e amparo moral, é educação, é instrução, é dedicação, com boa-vontade, interesse, entendimento, compreensão, tolerância, aceitação, amor e paz.
           Rotary é o ser humano, em sua mais alta dignidade.  É humanismo.  É, acima de tudo, humanitarismo.
                 O emblema do Rotary também contempla a ética, já que em um de seus seis raios – que representam as qualidades essenciais dos rotarianos – é  a  ética profissional.
                Embasado nessas duas idéias que constitui os princípios de Rotary, nasceu a idéia de um Seminário de Ética, onde se pudesse fazer uma parada e pensar neste tema tão importante em qualquer época mas, de forma especial, nos dias em que vivemos.
                                Moral e ética – coisas um tanto diversas, visto que a primeira trata da vida concreta e a segunda é  parte da filosofia que questiona, não sendo normativa  –  continuam ser conceitos fundamentais na educação e no desenvolvimento de crianças e jovens. Todos têm responsabilidade na transmissão do conhecimento em geral, e da moral e da ética em particular.
                            Entende o Rotary Princesa do Sul  ser  necessário  debates e novas  abordagens  do tema, no qual se permita que a ética possa transparecer também pela sua publicidade.
                          Diante de um mundo onde as atitudes pouco éticas e sem qualquer transparência ou compromisso com a verdade são as que estão na mídia,  entendemos de ouvir pessoas que em suas profissões passem a  idéia  de que vale a pena viver e agir comprometidos coma ética.                                              Estamos realizando o nono seminário dedicado aos mais variados temas, como Ética na Educação; Ética na Mídia; Ética nas Profissões Liberais e Bio-ética; Ética na Gestão Pública; na Empresa Privada e no Terceiro Setor; Ética no Cotidiano; Ética no Consumo; Ética na Família e Ética no trato com a terceira idade; Ética e Responsabilidade Social; Ética e Meio Ambiente; Ética na Economia e Ética nas Relações Familiares.        
                          Neste ano será tratado de Ética nas Redes Sociais, não só pela atualidade do tema, como pela real necessidade de uma reflexão sobre o que está ocorrendo neste novo tipo de relacionamento, no qual limites e princípios estão sendo ignorados.  Uma vez que problemas da convivência humana geram problema da ética, oportuno enfrentá-los e  debatê-los.
                   O Seminário realizar-se-á nos dia 01 e 02 de outubro no auditório da UCPEL, a partir das 18:30 horas.
Laura Tonial
Advogada, rotariana e colaboradora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!