Faça o Rotary Brilhar

Presidente de RI 2016-2017 - John Germ
Governador do Distrito 4680 de RI 2016-2017- Pedro Bruno Regner e Dirce
Presidente do Rotary Club de Pelotas Princesa do Sul 2016-2017 - Maria Helena Nedel

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

¨Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo.¨

Conhecer a si mesmo para melhor servir

Há pessoas e pessoas que fazem a diferença. Entre os últimos um em especial – que há bem pouco tive oportunidade de conhecer através de seu trabalho, suas vivências e seus textos – chama-se Kalyan Banerjee. É ele o atual presidente de Rotary Internacional e prega que cada um deve conhecer a si mesmo para envolver a humanidade.

Esse indiano pede que cada um olhe para dentro de si para compreender que a humanidade como um todo, tem as mesmas aspirações, esperanças e sonhos e enfrenta problemas semelhantes. Diz que todos anseiam a paz, alegria e satisfação em seu dia a dia e que aquilo que queremos proporcionar a outros devemos, antes proporcionar a nós mesmos, visto que o que desejamos para nós é aquilo que outros também desejam para si.

Com toda sua sabedoria de vida diz que antes de falarmos em paz mundial devemos encontrar nossa paz interior para estabelecermos a paz em nossos lares, nossas famílias e comunidades e que, para semearmos paz, amizade e tolerância no mundo, o primeiro passo é praticar a paz em nosso redor.

Afirma Banerjee, com propriedade e com integral razão que quando alcançamos a paz interior, temos paz em nossos lares e só então podemos transmiti-la aos outros. De fato é quando estamos felizes e satisfeitos na companhia daqueles que amamos e queremos bem é que conseguimos nos preocupar com os demais.

Em sua filosofia de vida, crê e passa a mensagem que quando alguém se fortalece todos os que estão a sua volta também são fortalecidos e que uma família forte representa uma base sólida. Aqueles que possuem essa força interior podem melhor servir a humanidade e, em mais de uma ocasião Kalyan cita Mahatma Gandhi ¨Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo.¨

Devemos ser o instrumento de mudança e reconhecer que ela começa dentro de cada um de nós.

Quando atingimos a paz interior sentimo-nos impulsionados a buscar um mundo melhor para nós e para os que estão ao nosso lado e, como conseqüência, a conquista de maior número de amigos e a certeza de que a tolerância – tão essencial no convívio humano – ganha o merecido espaço em nossas relações.

Laura Tonial

Advogada e rotariana do Princesa do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!